segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Por dentro das séries: as curiosidades de produção que todos querem saber!


Tá vendo o Dr. House triste com a chegada do Natal? Não é só ele, não. Quando chegam as festas de final de ano, a maior parte das séries entram em pausa. Resta chorar de saudade, ter alguma vida social de verdade ou, então, fazer aquela bela marotona para colocar tudo em dia!
É esse o foco de hoje! Eu trouxe algumas curiosidades comuns entre os fãs de séries, coisas que alguns de vocês já perguntaram e podem ainda estar com dúvidas.
1) Quem produz as séries nos EUA são os canais que exibem?
Os canais de TV dos Estados Unidos têm um modelo de negócios diferente do Brasil. Aqui, o modelo é a Rede Globo, que produz e transmite as próprias novelas. Lá, parte da grade de exibição dos canais é obrigada a trazer produtos fabricados por outras produtoras. É uma maneira de incentivar o mercado e gerar mais empregos na área.
“House” é um bom exemplo. A série é produzido pelos estúdios da Universal, que tem o direito de distribuição em DVD e para exibição internacional. Mas, em território americano, e em primeira mão, o produto é da Fox. É ela que exibe no horário nobre. Entendeu?
Outros exemplos de séries produzidas por um estúdio e exibidas em outro canal de TV são “Fringe”, “The OC” e “Modern Family”.
Para ler mais curiosidades e tirar dúvidas, clique depois do pulo!

2) Qual a importância do episódio número 100?
Todo estúdio que produz um seriado tem um contrato com a emissora que o exibe. Neste contrato, normalmente fica estabelecida uma vida para o programa dentro da emissora. O marco acaba sendo o episódio de número 100.
Se a emissora não tiver interesse em encomendar mais episódios antes do centésimo episódio, a série é cancelada e morre ali. Se o programa completa o episódio número 100, então ele tem a possibilidade de migrar para outro canal caso o canal que a exibe originalmente não tenha mais interesse nele.
Por isso é normal comemorar o centésimo episódio da série, e não o aniversário de estreia. Vale lembrar que nem todas as séries seguem este tipo de contrato. Este é o exemplo mais comum.
Um bom exemplo de série que migrou de canal é “Scrubs”, que foi cancelada pela NBC e continuou na ABC.
3) Por que as séries inglesas normalmente têm seis episódios?
Estamos mais acostumados ao padrão norte-americano de produção de TV aberta, que conta com uma temporada longa variando entre 22 a 24 episódios, as vezes até 25. Para tudo isso de história é necessário um grande time de roteiristas e essa é a grande diferença entre a produção de séries nos EUA e na Inglaterra.
Na ilha da Rainha, uma série é normalmente escrita por um único roteirista, por isso as histórias inglesas têm uma linearidade mais aparente, além de menos oscilação de ritmo. Elas são até mais amarradinhas e concisas, afinal o mesmo roteirista escreve o começo, o meio e o fim.
Se ele decidiu encerrar um episódio com um gancho, é ele quem vai solucionar o tal gancho no próximo episódio. Por isso são apenas seis episódios por temporada, na maioria dos casos. Já pensou um cara só escrevendo 22 histórias? Tá louco! Nos EUA, normalmente, existe um time de pessoas que escrevem. Em “Grey’s Anatomy”, por exemplo, pode acontecer de uma pessoa escrever o episódio 10 e uma outra continuar no 11. Sacou?

By:Papel Pop

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACESSO PELO MUNDO