quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

BBB 12: Saiba o que as câmeras não mostram no programa


Você já se perguntou como funcionam os bastidores do Big Brother Brasil? Será que o que vemos diante das câmeras é o jogo da vida real, como tanto anuncia Pedro Bial? Conversamos com um ex-envolvido na produção do programa, além da ex-BBB Angélica, para descobrir o que acontece quando as câmeras não estão filmando e como funciona a casa antes e durante o programa. Ficou curioso? É só rolar o mouse e conferir os tópicos nunca comentados no programa.
Assuntos ProibidosAo contrário do que muita gente pensa, o BBB não tem uma regra sobre assuntos que não podem ser falados na casa. Qualquer tema está liberado, mas pede-se moderação ao falar de política e, especialmente, concorrentes da emissora – como programas da Record, por exemplo – e dos patrocinadores. Quando isso acontece com muita ênfase, os participantes da casa ouvem uma bronca nas televisões do local ou mesmo em um dos alto-falantes instalados pelo estúdio. Se o sermão é maior, vale um deles ser chamado no confessionário para conversar com a produção ou com o próprio diretor Boninho.

A difícil tarefa de fazer o número 2
O banheiro privado da casa do Big Brother Brasil é um cubículo de pouco mais de três metros. Além de uma câmera e uma luz branca ligada 24 horas, o local tem uma privada e uma pequena ducha, onde as mulheres podem fazer uma lavagem mais higiênica e até tentar se depilar. Para não ser pega pelas câmeras, a dica é fazer o número dois usando o roupão. “É um jeito de se proteger”, conta a ex-BBB Angélica Morango, que participou da décima edição do programa. E claro, o desodorizador de ambientes é item essencial para um banheiro usado por tanta gente.

Como a prisão de ventre é um problema constante entre os participantes, já que o nervosismo pode ser um empecilho, a produção disponibiliza na dispensa vários potes com extrato de tamarindo, uma ajudinha a mais para ir ao banheiro, graças à alta composição de fibras do produto.

É permitido dormir à tarde?
Não há regra que impeça os brothers de tirar aquela soneca depois do almoço. O único problema é que, com festa ou não, às 9h30 todos precisam despertar para atualizar seus blogs – que é publicado no site oficial da produção. Para isso, todas as luzes da casa são acesas e os brothers se dirigem até a sala, onde acompanham diferentes videoclipes. Houve casos em que, como os brothers dormiam demais, como na sexta edição, a produção resolveu ocupá-los durante a tarde, mas isso é raro, já que eles mesmos sabem que ser preguiçoso não é receita para ganhar o BBB.
Exames psicológicos
Para entrar no BBB, é preciso fazer dois exames psicológicos e um exame psicotécnico – aqueles que fazemos quando vamos tirar a carteira de habilitação. Não é permitido que pessoas que façam tratamento constante com psiquiatra e usem remédios controlados para a cabeça entrem na casa, já que o equilíbrio é peça fundamental do jogo. Para ajudar os brothers, um terapeuta está sempre à disposição do outro lado do vidro e costuma atender os participantes aos finais de semana no confessionário.
Médico à toda hora
O Big Brother Brasil tem uma equipe médica à sua disposição 24 horas por dia. Nos dias de festa, o número de médicos é reforçado, já que algum deles pode ter algum problema com embriaguez, caso de Michelly, na penúltima edição do programa (foto). No dia-a-dia, remédios não prescritos podem ser pegos na dispensa, como medicamentos para dor de cabeça, gripes leves e ressaca. Não é permitido utilizar medicamentos para dormir. Esse foi um dos motivos para Fernanda Girão (que foi substituída por Fabiana) ter sido eliminada desta edição.
Propaganda indevida
O programa costuma ser bem rígido quando o assunto é propaganda indevida. Não é permitido usar produtos cosméticos e camisetas de marcas não patrocinadas. Antes de cada um entrar, a produção avalia tudo o que ele trouxe na mala – de peças íntimas a cremes hidradantes. Alguns itens são confiscados já no pré-confinamento. Outros deles são selados com o logo do Big Brother Brasil. Já as roupas de marcas famosas são substituídas por outras. Se você possui uma camiseta verde com um símbolo de uma marca de grife, terá outra camiseta verde semelhante, sem o símbolo, encomendada pela própria produção. Para as mulheres vale a mesma regra: alguns vestidos são substituídos por outros, feitos sob encomenda.
Outra regra do programa fala sobre fazer propaganda gratuita pra profissionais diversos. “Uma vez estávamos falando de um médico que colocou silicone numa das meninas e levamos bronca”, conta Angélica.
Tratamentos estéticos e pré-confinamento
O pré-confinamento, quando os brothers ficam por uma semana dentro de um quarto de hotel, é bem rígido. Além da triagem das malas, é lá que eles testam sua paciência antes de entrar no programa. Só é permitido conversar com pessoas da produção e o almoço e hora de malhar é bem regulado. Uma vez dentro do restaurante ou da academia, os pré-selecionados não podem conversar com ninguém. Na manhã de estreia do programa, os participantes recebem a visita de cabeleireiros e maquiadores para ficarem bonitos para o grande dia. É possível até fazer depilação íntima, desde que seja na frente de um produtor. “Eles não deixam a gente em nenhum momento”, conta Morango.
Banhos e sexo
Não há regra que impeça ninguém de tomar banho pelado ou fazer sexo na casa, embora alguns participantes tenham afirmado isso em edições anteriores. A tradição de tomar banho de biquíni, aliás, foi uma coisa inventada pelos participantes da “Casa dos Artistas”, do SBT, e depois reproduzida pelos integrantes da primeira edição do Big Brother Brasil. Há uma caixa de camisinhas e outros produtos na dispensa, caso o clima esquente entre algum casal. Nas edições do Big Brother na Europa Oriental, por exemplo, é comum os confinados tomarem banho completamente nus e mesmo transar diante das câmeras, já que o sexo é visto com menos tabu do que por aqui. Isso, aliás, é uma regra que vem da Endemol, a dona dos direitos do programa, que os cede para a Globo desde 2001.

Fonte:Quem

Um comentário:

ACESSO PELO MUNDO