sábado, 10 de março de 2012

Taylor Swift lidera lista dos artistas mais lucrativos de 2011

Taylor Swift  durante evento do Universal Pictures and Illumination Entertainment's, em 2012 

A estrela do pop country Taylor Swift superou a excêntrica Lady Gaga e assumiu a dianteira da lista anual dos 40 artistas que mais lucraram na indústria musical, publicada nesta sexta-feira pela revista Billboard. Com um lucro de 35,7 milhões de dólares, Swift lidera o ranking, que computa ganhos com turnês, vendas de discos e direitos autorais, e fica mais de 10 milhões de dólares à frente de Lady Gaga, que fez 25 milhões e caiu do primeiro para o quarto lugar.
A jovem estrela do pop country, que aos 22 anos já conta com seis prêmios Grammy, foi alçada ao topo do raking graças ao disco Speak Now, que vendeu 1,8 milhão de cópias nos Estados Unidos, e a uma longa turnê que passou pela Ásia, Europa e América do Norte, arrecadando 29,8 milhões de dólares.
A banda irlandesa U2, com 32,1 milhões de dólares, ocupa a vice-liderança da lista. A grande fonte de lucros do grupo foi a turnê 360 graus, acompanhada por 7,3 milhões de pessoas ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Os irlandeses foram os que menos discos venderam entre dez primeiros da lista.
O cantor de country Kenny Chesney, com seus 29,8 milhões de dólares, aparece na terceira posição do ranking. Entre outros artistas que também ocupam lugares de destaque na lista, aparecem o rapper Lil Wayne (5º), com 23,1 milhões de dólares, Bon Jovi (7º), com 19,8 milhões, e Celine Dion (8º), com seus 14,2 milhões de dólares.
A décima posição ficou com Adele, que recentemente ganhou seis prêmios Grammy's. Apesar de ter vendido 8 milhões de cópias com seu último álbum, 21, a cantora britânica não possui uma melhor colocação nesta lista porque teve que cancelar a maioria de seus shows da turnê americana por causa de seus problemas nas cordas vocais.
Outras estrelas, como Kanye West, Justin Bieber, Rod Stewart, Paul McCartney, Beatles, Rihanna, Britney Spears, Elton John e Katy Perry, também figuram entre os 40 artistas que mais faturaram no ano de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACESSO PELO MUNDO